Participe do Tríduo em louvor ao Senhor Bom Jesus em Zacarias
Participe desta festa em louvor ao Senhor Bom Jesus
Vem ai o Jantar em prol da Paróquia São Cristóvão em Votuporanga. Participe.
A Paróquia São Cristóvão de Votuporanga convida para a grandiosa quermesse em prol da comunidade.
CONVITE ESPECIAL
Convite especial para você participar do Arrasta Fé, um maravilhoso show de evangelização na cidade de Tanabi com o cantor Eugenio Jorge. Anota aí!
ARRASTA FÉ 2022
Dia 09 de Julho
Local: Praça da matriz de Tanabi
Início com a missa 18h
Show 19h com Eugenio Jorge
Haverá praça de alimentação com uma estrutura completa para receber você e sua família.
Evento gratuito em comemoração aos 100 anos da paróquia Nossa Senhora da Conceição de Tanabi.
Esperamos por vocês!
Nesta terça-feira (21/06), tem início o tríduo em louvor a São João Batista em Nhandeara.
Confira a programação.
As Festividades de São João Batista começam nesta terça-feira na Capela dedicada ao santo em Votuporanga.
Participe do tríduo de preparação nos dias 21, 22 e 23 e a Solenidade no dia 24. Todas as celebrações serão às 19h30.
A Capela São João Batista fica na rua Luiz Lamana, s/n., Bairro São João.
No próximo domingo (26/06), a Paróquia São Pedro de Nova Luzitânia dará início ao tríduo do Padroeiro.
Acompanhe a programação:
A Paróquia São João Batista de Américo de Campo celebra na próxima sexta-feira (24/06), a festa do Padroeiro.
Confira a programação e participe.
O 1º encontro do COMIDI com a região de Nhandeara acontecerá nesse sábado, dia 21, a partir das 14h.
Será no Centro Catequético da Paróquia São João Batista, de Nhandeara.
Podem participar até 3 pessoas de cada comunidade da região.
A Missa dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais, acontecerá no dia 14 de abril, às 9h, na Capela São Francisco e Santa Clara, em Votuporanga.
UNIDADE SACERDOTAL E OS SANTOS ÓLEOS
Na Semana Santa celebramos o Mistério da morte e da ressurreição de Jesus Cristo, como unidade pascal. Ela inicia com o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor e tem seu centro celebrativo no Tríduo pascal, que começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor (5ª Feira Santa) e possui seu ponto alto na Vigília Pascal, encerrando-se com as vésperas do Domingo da Ressurreição.
Hoje não queremos falar diretamente sobre a celebração de todos estes mistérios, próprios da Semana Santa, mas desejamos destacar a vocação sacerdotal, lembrada especialmente no primeiro domingo do mês vocacional de agosto e recordada vivamente na 5ª Feira Santa, quando é celebrada a Missa da Bênção dos óleos e a consagração do santo Crisma, após a Renovação das Promessas Sacerdotais. Nesta celebração o bispo, rodeado pelos seus presbíteros concelebrantes, os quais renovam o que prometeram na Ordenação sacerdotal, abençoa o óleo da unção dos enfermos (usado pelos presbíteros para ungir idosos e doentes), o óleo dos catecúmenos (usado pelos presbíteros e diáconos no Batismo) e o óleo do santo crisma (usado pelos diáconos e presbíteros no Batismo, e pelo bispo na Confirmação, nas Ordenações de bispos e de presbíteros, na Consagração de igrejas e altares). Esta celebração da Missa do Crisma, presidida pelo bispo, “é considerada uma das principais manifestações da plenitude do seu sacerdócio e sinal de estreita união dos presbíteros com ele… A consagração do crisma é da competência exclusiva do Bispo… É sempre concelebrada. Convém que, entre os presbíteros que a concelebram com o Bispo e são seus representantes e cooperadores no ministério do santo crisma, encontrem-se sacerdotes das várias regiões da diocese” (Pontifical Romano, 2ª Ed. Paulus, 2004, pp. 525-527, nn. 1, 6 e 14. Cf. tb. Missal Romano – Missa do Crisma, pp. 235ss).
A reforma litúrgica do Vaticano II, portanto, manteve uma antiga cerimônia e acrescentou o rito da Renovação das Promessas Sacerdotais, que antecede a Bênção dos Óleos e a Confecção do Crisma. Jesus, junto com a eucaristia, instituiu também o sacerdócio, dizendo aos apóstolos: “Fazei isto em memória de mim”. Por isso, na 5ª Feira Santa, de manhã, os sacerdotes das dioceses concelebram com seu Bispo na Missa do Crisma, como sinal de unidade e de comunhão sacerdotal. O bispo, os sacerdotes e diáconos participam do mesmo sacerdócio de Jesus Cristo, embora em graus diferentes.
Pelo que vimos acima, certamente, entendemos o sentido e a importância da bênção dos óleos dos enfermos e dos catecúmenos e da consagração do óleo do santo crisma, na Semana Santa, os quais são levados pelos presbíteros para as Paróquias e ministrados, somente pelos ministros ordenados, durante o ano todo. Por isso, só é permitido o uso destes óleos nas ocasiões indicadas pela Igreja e pelas pessoas competentes, segundo o grau de seu ministério ordenado. Estes Óleos não são usados pelos leigos, mesmo que sejam ministros extraordinários. Também seja evitado o uso de outros óleos, mesmo simbólicos, pois estes confundem os fiéis e levam a equiparações. Concluímos hoje, com votos de feliz e santa Páscoa!
Dom Aloísio Alberto Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul
Fonte: CNBB
Em comunhão com o Papa Francisco e toda a Igreja, a Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Votuporanga, realizará a Consagração da Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, na Celebração da Solenidade da Anunciação do Senhor, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, da Diocese de Votuporanga, no dia 25 de março (sexta-feira), às 19h.
Ato de Consagração ao Imaculado Coração de Maria:
Ó Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, recorremos a Vós nesta hora de tribulação. Vós sois Mãe, amais-nos e conheceis-nos: de quanto temos no coração, nada Vos é oculto. Mãe de misericórdia, muitas vezes experimentamos a vossa ternura providente, a vossa presença que faz voltar a paz, porque sempre nos guiais para Jesus, Príncipe da paz.
Mas perdemos o caminho da paz. Esquecemos a lição das tragédias do século passado, o sacrifício de milhões de mortos nas guerras mundiais. Descuidamos os compromissos assumidos como Comunidade das Nações e estamos a atraiçoar os sonhos de paz dos povos e as esperanças dos jovens. Adoecemos de ganância, fechamo-nos em interesses nacionalistas, deixamo-nos ressequir pela indiferença e paralisar pelo egoísmo. Preferimos ignorar Deus, conviver com as nossas falsidades, alimentar a agressividade, suprimir vidas e acumular armas, esquecendo-nos que somos guardiões do nosso próximo e da própria casa comum. Dilaceramos com a guerra o jardim da Terra, ferimos com o pecado o coração do nosso Pai, que nos quer irmãos e irmãs. Tornamo-nos indiferentes a todos e a tudo, exceto a nós mesmos. E, com vergonha, dizemos: perdoai-nos, Senhor!
Na miséria do pecado, das nossas fadigas e fragilidades, no mistério de iniquidade do mal e da guerra, Vós, Mãe Santa, lembrai-nos que Deus não nos abandona, mas continua a olhar-nos com amor, desejoso de nos perdoar e levantar novamente. Foi Ele que Vos deu a nós e colocou no vosso Imaculado Coração um refúgio para a Igreja e para a humanidade. Por bondade divina, estais connosco e conduzis-nos com ternura mesmo nos transes mais apertados da história.
Por isso recorremos a Vós, batemos à porta do vosso Coração, nós os vossos queridos filhos que não Vos cansais de visitar em todo o tempo e convidar à conversão. Nesta hora escura, vinde socorrer-nos e consolar-nos. Repeti a cada um de nós: «Não estou porventura aqui Eu, que sou tua mãe?» Vós sabeis como desfazer os emaranhados do nosso coração e desatar os nós do nosso tempo. Repomos a nossa confiança em Vós. Temos a certeza de que Vós, especialmente no momento da prova, não desprezais as nossas súplicas e vindes em nosso auxílio.
Assim fizestes em Caná da Galileia, quando apressastes a hora da intervenção de Jesus e introduzistes no mundo o seu primeiro sinal. Quando a festa se mudara em tristeza, dissestes-Lhe: «Não têm vinho!» (Jo 2, 3). Ó Mãe, repeti-o mais uma vez a Deus, porque hoje esgotamos o vinho da esperança, desvaneceu-se a alegria, diluiu-se a fraternidade. Perdemos a humanidade, malbaratamos a paz. Tornamo-nos capazes de toda a violência e destruição. Temos necessidade urgente da vossa intervenção materna.
Por isso acolhei, ó Mãe, esta nossa súplica:
Vós, estrela do mar, não nos deixeis naufragar na tempestade da guerra;
Vós, arca da nova aliança, inspirai projetos e caminhos de reconciliação;
Vós, «terra do Céu», trazei de volta ao mundo a concórdia de Deus;
Apagai o ódio, acalmai a vingança, ensinai-nos o perdão;
Libertai-nos da guerra, preservai o mundo da ameaça nuclear;
Rainha do Rosário, despertai em nós a necessidade de rezar e amar;
Rainha da família humana, mostrai aos povos o caminho da fraternidade;
Rainha da paz, alcançai a paz para o mundo.
O vosso pranto, ó Mãe, comova os nossos corações endurecidos. As lágrimas, que por nós derramastes, façam reflorescer este vale que o nosso ódio secou. E, enquanto o rumor das armas não se cala, que a vossa oração nos predisponha para a paz. As vossas mãos maternas acariciem quantos sofrem e fogem sob o peso das bombas. O vosso abraço materno console quantos são obrigados a deixar as suas casas e o seu país. Que o vosso doloroso Coração nos mova à compaixão e estimule a abrir as portas e cuidar da humanidade ferida e descartada.
Santa Mãe de Deus, enquanto estáveis ao pé da cruz, Jesus, ao ver o discípulo junto de Vós, disse-Vos: «Eis o teu filho!» (Jo 19, 26). Assim Vos confiou cada um de nós. Depois disse ao discípulo, a cada um de nós: «Eis a tua mãe!» (19, 27). Mãe, agora queremos acolher-Vos na nossa vida e na nossa história. Nesta hora, a humanidade, exausta e transtornada, está ao pé da cruz convosco. E tem necessidade de se confiar a Vós, de se consagrar a Cristo por vosso intermédio. O povo ucraniano e o povo russo, que Vos veneram com amor, recorrem a Vós, enquanto o vosso Coração palpita por eles e por todos os povos ceifados pela guerra, a fome, a injustiça e a miséria.
Por isso nós, ó Mãe de Deus e nossa, solenemente confiamos e consagramos ao vosso Imaculado Coração nós mesmos, a Igreja e a humanidade inteira, de modo especial a Rússia e a Ucrânia. Acolhei este nosso ato que realizamos com confiança e amor, fazei que cesse a guerra, providenciai ao mundo a paz. O sim que brotou do vosso Coração abriu as portas da história ao Príncipe da Paz; confiamos que mais uma vez, por meio do vosso Coração, virá a paz. Assim a Vós consagramos o futuro da família humana inteira, as necessidades e os anseios dos povos, as angústias e as esperanças do mundo.
Por vosso intermédio, derrame-se sobre a Terra a Misericórdia divina e o doce palpitar da paz volte a marcar as nossas jornadas. Mulher do sim, sobre Quem desceu o Espírito Santo, trazei de volta ao nosso meio a harmonia de Deus. Dessedentai a aridez do nosso coração, Vós que «sois fonte viva de esperança». Tecestes a humanidade para Jesus, fazei de nós artesãos de comunhão. Caminhastes pelas nossas estradas, guiai-nos pelas sendas da paz. Amém.
No dia 26 de março, das 14h30 às 17h30, no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Divino Livramento, em Buritama, acontecerá a formação da Pastoral Familiar da Região Pastoral de Buritama.
Estarão presentes as Paróquias:
Nossa Senhora do Divino Livramento (de Buritama)
São Benedito e Nossa Senhora de Lourdes - (de Lourdes)
Nossa Senhora Aparecida (de Monções)
São Pedro (de Nova Luzitânia)
Divino Espírito Santo (de Planalto)
São Vicente de Paulo (de Turiúba)
Senhor Bom Jesus (de Zacarias)
22 de março: dia Mundial da Água!
A Pastoral da Ecologia Integral estará na praça Santa Luzia, no dia 22/03, das 17h às 21h, recolhendo lixo e distribuindo água potável.
Objetivo: Conscientizar a todos que, se quisermos beber água potável, temos que cuidar dos lixos que impedem a terra de fazer o processo de purificação.
A Diocese de Votuporanga, por meio das Equipes Pilar da Caridade e Pastoral da Fé e Cidadania, convida a todos (as) para o 1º Encontro Diocesano de Fé e Cidadania. O Encontro tem como objetivo refletir e dialogar com lideranças comunitárias da diocese, o tema fé e cidadania, à luz da mensagem do Santo Padre Francisco para o V Dia Mundial dos Pobres 2021.
P/ participar, é necessário fazer a inscrição através do link:
Acontecerá no dia 25 de outubro, às 20h, a terceira live formativa do COMIDI, sobre o Mês Missionário.
Tema: Desafios contemporâneos e fundamentos trinitários da missão.
Haverá a participação dos seminaristas Ancelmo José e Rogério Batista.
Todos podem participar. Somos todos discípulos missionários.
O terceiro Desperta Jovem - DNJ da região de Votuporanga - acontecerá no dia 7 de novembro de 2021, das 7h30 às 12h30, na Paróquia São Cristóvão.
Tema: "Que sejam um". Jo 17,21
Haverá Santa Missa, adoração, praça de alimentação, música, animação, pregação, com as presenças confirmadas de Pe. Alexandre, Seminarista Ancelmo, Seminarista Rogério, Guilherme Poloni, Vanessa Araújo e Inara Yumi.
Todas as normas de prevenção contra a covid-19 serão seguidas.
No dia 27 de outubro acontecerá a última live do ciclo de estudos da exortação apostólica pós sinodal do Papa Francisco, Amoris Laetitia, sobre o amor na família.
Haverá a participação de Dom Moacir, bispo diocesano, e do Pe. Marcos Vinícius, da Paróquia São Sebastião, de Valentim Gentil, e coordenador diocesano de pastoral.
O estudo será sobre os capítulos 6 e 8.
Todos podem participar, padres e leigos.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai promover uma semana de celebrações para marcar o 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Com eventos on-line, programa de rádio e uma missa dedicada às pessoas idosas, serão promovidos momentos para destacar a importância e a valorização dos idosos na Igreja Católica. O 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi convocado pelo Papa Francisco para o próximo dia 25 de julho.
A série de eventos é uma iniciativa conjunta das Comissões Episcopais para a Vida e a Família e para a Juventude da CNBB e as Pastorais Familiar, Juvenil e da Pessoa Idosa. As lives serão transmitidas, entre os dias 19 e 25 de julho pelos canais da CNBB, da Pastoral Familiar e da Pessoa Idosa no Youtube.
Programação
No primeiro dia (19), às 20h, a Pastoral Familiar vai abordar a sua prática de cuidado e atenção em relação aos idosos. O doutor em educação e pesquisador sobre o tema do envelhecimento humano Eduardo Shmitz e o Dr. João Batista Filho, da Comissão de Bioética, farão parte da discussão.
A Pastoral Juvenil, no dia 21 de julho, também às 20h, vai apresentar entrevistas de jovens com pessoas idosas e avós.
A terceira live, programada para o dia 23, será conduzida pela Pastoral da Pessoa Idosa. A irmã Terezinha Tortelli, coordenadora de relações institucionais, vai comentar sobre a importância da valorização e o respeito para com as pessoas idosas. Ela também vai apresentar a forma de trabalho que vem sendo executado em todo Brasil.
No sábado, dia 24, o tema será pauta do programa de rádio “Fé em Debate”, com o Pe. Reginaldo Manzotti, que vai trazer experiências variadas relacionadas aos idosos, às famílias e aos jovens. Por fim, no domingo (25), Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, será transmitida uma missa pela TV Evangelizar para todo o país. Ela será presidida pelo arcebispo metropolitano de Curitiba (PR), dom José Antônio Peruzzo, referencial da Pastoral da Pessoa Idosa.
Dia Mundial dos Avós
Esta é a primeira vez que a Igreja Católica celebrará o Dia Mundial dos Avós. O Papa Francisco institui a comemoração que deve ser celebrada a partir de agora, todos os anos, no último domingo de julho – próximo ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus. O tema escolhido para a ocasião “Eu estou contigo todos os dias” (Mt 28,20) tem a finalidade de expressar a proximidade de Deus e da Igreja na vida de cada idoso, especialmente neste momento de pandemia.
Para a ocasião, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida disponibilizou uma série de materiais para auxiliar nas atividades de celebração: o texto da Mensagem do Papa, uma sugestão de oração e um livreto com indicações pastorais, como sugestões para as homilias, memória das pessoas idosas mortas em consequência da Covid-19 e dicas para realização de visitas aos idosos.
Indulgências e Mensagem do Papa Francisco
Os avós, idosos e todos os fiéis que participarem do Dia Mundial dos Avós poderão receber indulgências plenárias, de acordo com o decreto da Penitenciaria Apostólica. O documento ressalta ainda as condições habituais para receber as indulgências: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice.
A indulgência também será concedida nesse dia àqueles que visitarem, real ou virtualmente, idosos necessitados ou em dificuldade. Da mesma forma, estende-se aos idosos doentes e todos que estiverem impossibilitados de sair de casa por motivo grave e se unirem espiritualmente à data (pela televisão, rádio ou por outros meios de comunicação). As indulgências também poderão ser aplicadas em sufrágio das almas do Purgatório. O Vaticano também publicou a mensagem do Papa Francisco para a ocasião.
Fonte: Site da CNBB
Horários das Missas neste final de semana, na Catedral Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga:
Sexta-feira, dia 25/06 - 19 h
Sábado, dia 26/06 - 17h30
Domingo, dia 27/06 - 7h30 - 10 h e 17h30.