Diocese de Votuporanga


Agenda Diocesana
Ver matéria completa ...
Tríduo em louvor ao Senhor Bom Jesus em Zacarias
Dia: 03/08/2022 às 21:12
Local:

Participe do Tríduo em louvor ao Senhor Bom Jesus em Zacarias

Ver matéria completa ...
Quermesse em louvor ao Senhor Bom Jesus em Zacarias
Dia: 13/08/2022 às 19:07
Local:

Participe desta festa em louvor ao Senhor Bom Jesus

Ver matéria completa ...
Jantar da Paróquia São Cristóvão em Votuporanga
Dia: 09/07/2022 às 21:12
Local:

Vem ai o Jantar em prol da Paróquia São Cristóvão em Votuporanga. Participe.

Ver matéria completa ...
Quermesse em prol da Paróquia São Cristóvão - Votuporanga
Dia: 02/07/2022 às 21:12
Local:

A Paróquia São Cristóvão de Votuporanga convida para a grandiosa quermesse em prol da comunidade. 

Ver matéria completa ...
Arrasta Fé: Show com Eugenio Jorge em Tanabi
Dia: 09/07/2022 às 18:07
Local:

CONVITE ESPECIAL
Convite especial para você participar do Arrasta Fé, um maravilhoso show de evangelização na cidade de Tanabi com o cantor Eugenio Jorge. Anota aí!

ARRASTA FÉ 2022
Dia 09 de Julho
Local: Praça da matriz de Tanabi
Início com a missa 18h
Show 19h com Eugenio Jorge

Haverá praça de alimentação com uma estrutura completa para receber você e sua família.

Evento gratuito em comemoração aos 100 anos da paróquia Nossa Senhora da Conceição de Tanabi.

Esperamos por vocês!

Ver matéria completa ...
Tríduo de São João Batista em Nhandeara
Dia: 21/06/2022 às 19:07
Local:

Nesta terça-feira (21/06), tem início o tríduo em louvor a São João Batista em Nhandeara.

Confira a programação.

Ver matéria completa ...
Festividades de São João Batista em Votuporanga
Dia: 21/06/2022 às 19:07
Local:

As Festividades de São João Batista começam nesta terça-feira na Capela dedicada ao santo em Votuporanga.

Participe do tríduo de preparação nos dias 21, 22 e 23 e a Solenidade no dia 24. Todas as celebrações serão às 19h30.

A Capela São João Batista fica na rua Luiz Lamana, s/n., Bairro São João.

Ver matéria completa ...
Tríduo de São Pedro em Nova Luzitânia
Dia: 26/06/2022 às 19:07
Local:

No próximo domingo (26/06), a Paróquia São Pedro de Nova Luzitânia dará início ao tríduo do Padroeiro.

Acompanhe a programação:

Ver matéria completa ...
Festa de São João Batista em Américo de Campos
Dia: 24/06/2022 às 18:07
Local:

A Paróquia São João Batista de Américo de Campo celebra na próxima sexta-feira (24/06), a festa do Padroeiro.

Confira a programação e participe.

Ver matéria completa ...
ENCONTRO FORMATIVO COMIDI
Dia: 21/05/2022 às 14:07
Local: Centro Catequético da Paróquia São João Batista, de Nhandeara.

O 1º encontro do COMIDI com a região de Nhandeara acontecerá nesse sábado, dia 21, a partir das 14h.

Será no Centro Catequético da Paróquia São João Batista, de Nhandeara.

Podem participar até 3 pessoas de cada comunidade da região.

Ver matéria completa ...
MISSA DOS SANTOS ÓLEOS E RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS SACERDOTAIS
Dia: 14/04/2022 às 09:07
Local: Capela São Francisco e Santa Clara

A Missa dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais, acontecerá no dia 14 de abril, às 9h, na Capela São Francisco e Santa Clara, em Votuporanga.

UNIDADE SACERDOTAL E OS SANTOS ÓLEOS

Na Semana Santa celebramos o Mistério da morte e da ressurreição de Jesus Cristo, como unidade pascal. Ela inicia com o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor e tem seu centro celebrativo no Tríduo pascal, que começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor (5ª Feira Santa) e possui seu ponto alto na Vigília Pascal, encerrando-se com as vésperas do Domingo da Ressurreição.

Hoje não queremos falar diretamente sobre a celebração de todos estes mistérios, próprios da Semana Santa, mas desejamos destacar a vocação sacerdotal, lembrada especialmente no primeiro domingo do mês vocacional de agosto e recordada vivamente na 5ª Feira Santa, quando é celebrada a Missa da Bênção dos óleos e a consagração do santo Crisma, após a Renovação das Promessas Sacerdotais. Nesta celebração o bispo, rodeado pelos seus presbíteros concelebrantes, os quais renovam o que prometeram na Ordenação sacerdotal, abençoa o óleo da unção dos enfermos (usado pelos presbíteros para ungir idosos e doentes), o óleo dos catecúmenos (usado pelos presbíteros e diáconos no Batismo) e o óleo do santo crisma (usado pelos diáconos e presbíteros no Batismo, e pelo bispo na Confirmação, nas Ordenações de bispos e de presbíteros, na Consagração de igrejas e altares). Esta celebração da Missa do Crisma, presidida pelo bispo, “é considerada uma das principais manifestações da plenitude do seu sacerdócio e sinal de estreita união dos presbíteros com ele… A consagração do crisma é da competência exclusiva do Bispo… É sempre concelebrada. Convém que, entre os presbíteros que a concelebram com o Bispo e são seus representantes e cooperadores no ministério do santo crisma, encontrem-se sacerdotes das várias regiões da diocese” (Pontifical Romano, 2ª Ed. Paulus, 2004, pp. 525-527, nn. 1, 6 e 14. Cf. tb. Missal Romano – Missa do Crisma, pp. 235ss).

A reforma litúrgica do Vaticano II, portanto, manteve uma antiga cerimônia e acrescentou o rito da Renovação das Promessas Sacerdotais, que antecede a Bênção dos Óleos e a Confecção do Crisma. Jesus, junto com a eucaristia, instituiu também o sacerdócio, dizendo aos apóstolos: “Fazei isto em memória de mim”. Por isso, na 5ª Feira Santa, de manhã, os sacerdotes das dioceses concelebram com seu Bispo na Missa do Crisma, como sinal de unidade e de comunhão sacerdotal. O bispo, os sacerdotes e diáconos participam do mesmo sacerdócio de Jesus Cristo, embora em graus diferentes.

Pelo que vimos acima, certamente, entendemos o sentido e a importância da bênção dos óleos dos enfermos e dos catecúmenos e da consagração do óleo do santo crisma, na Semana Santa, os quais são levados pelos presbíteros para as Paróquias e ministrados, somente pelos ministros ordenados, durante o ano todo. Por isso, só é permitido o uso destes óleos nas ocasiões indicadas pela Igreja e pelas pessoas competentes, segundo o grau de seu ministério ordenado. Estes Óleos não são usados pelos leigos, mesmo que sejam ministros extraordinários. Também seja evitado o uso de outros óleos, mesmo simbólicos, pois estes confundem os fiéis e levam a equiparações. Concluímos hoje, com votos de feliz e santa Páscoa!

Dom Aloísio Alberto Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul

Fonte: CNBB

Ver matéria completa ...
CONSAGRAÇÃO DA RÚSSIA E UCRÂNIA AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
Dia: 25/03/2022 às 19:07
Local: Catedral Nossa Senhora Aparecida - Votuporanga

Em comunhão com o Papa Francisco e toda a Igreja, a Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Votuporanga, realizará a Consagração da Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, na Celebração da Solenidade da Anunciação do Senhor, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, da Diocese de Votuporanga, no dia 25 de março (sexta-feira), às 19h.

Ato de Consagração ao Imaculado Coração de Maria:

Ó Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, recorremos a Vós nesta hora de tribulação. Vós sois Mãe, amais-nos e conheceis-nos: de quanto temos no coração, nada Vos é oculto. Mãe de misericórdia, muitas vezes experimentamos a vossa ternura providente, a vossa presença que faz voltar a paz, porque sempre nos guiais para Jesus, Príncipe da paz.

Mas perdemos o caminho da paz. Esquecemos a lição das tragédias do século passado, o sacrifício de milhões de mortos nas guerras mundiais. Descuidamos os compromissos assumidos como Comunidade das Nações e estamos a atraiçoar os sonhos de paz dos povos e as esperanças dos jovens. Adoecemos de ganância, fechamo-nos em interesses nacionalistas, deixamo-nos ressequir pela indiferença e paralisar pelo egoísmo. Preferimos ignorar Deus, conviver com as nossas falsidades, alimentar a agressividade, suprimir vidas e acumular armas, esquecendo-nos que somos guardiões do nosso próximo e da própria casa comum. Dilaceramos com a guerra o jardim da Terra, ferimos com o pecado o coração do nosso Pai, que nos quer irmãos e irmãs. Tornamo-nos indiferentes a todos e a tudo, exceto a nós mesmos. E, com vergonha, dizemos: perdoai-nos, Senhor!

Na miséria do pecado, das nossas fadigas e fragilidades, no mistério de iniquidade do mal e da guerra, Vós, Mãe Santa, lembrai-nos que Deus não nos abandona, mas continua a olhar-nos com amor, desejoso de nos perdoar e levantar novamente. Foi Ele que Vos deu a nós e colocou no vosso Imaculado Coração um refúgio para a Igreja e para a humanidade. Por bondade divina, estais connosco e conduzis-nos com ternura mesmo nos transes mais apertados da história.

Por isso recorremos a Vós, batemos à porta do vosso Coração, nós os vossos queridos filhos que não Vos cansais de visitar em todo o tempo e convidar à conversão. Nesta hora escura, vinde socorrer-nos e consolar-nos. Repeti a cada um de nós: «Não estou porventura aqui Eu, que sou tua mãe?» Vós sabeis como desfazer os emaranhados do nosso coração e desatar os nós do nosso tempo. Repomos a nossa confiança em Vós. Temos a certeza de que Vós, especialmente no momento da prova, não desprezais as nossas súplicas e vindes em nosso auxílio.

Assim fizestes em Caná da Galileia, quando apressastes a hora da intervenção de Jesus e introduzistes no mundo o seu primeiro sinal. Quando a festa se mudara em tristeza, dissestes-Lhe: «Não têm vinho!» (Jo 2, 3). Ó Mãe, repeti-o mais uma vez a Deus, porque hoje esgotamos o vinho da esperança, desvaneceu-se a alegria, diluiu-se a fraternidade. Perdemos a humanidade, malbaratamos a paz. Tornamo-nos capazes de toda a violência e destruição. Temos necessidade urgente da vossa intervenção materna.

Por isso acolhei, ó Mãe, esta nossa súplica:

Vós, estrela do mar, não nos deixeis naufragar na tempestade da guerra;

Vós, arca da nova aliança, inspirai projetos e caminhos de reconciliação;

Vós, «terra do Céu», trazei de volta ao mundo a concórdia de Deus;

Apagai o ódio, acalmai a vingança, ensinai-nos o perdão;

Libertai-nos da guerra, preservai o mundo da ameaça nuclear;

Rainha do Rosário, despertai em nós a necessidade de rezar e amar;

Rainha da família humana, mostrai aos povos o caminho da fraternidade;

Rainha da paz, alcançai a paz para o mundo.

O vosso pranto, ó Mãe, comova os nossos corações endurecidos. As lágrimas, que por nós derramastes, façam reflorescer este vale que o nosso ódio secou. E, enquanto o rumor das armas não se cala, que a vossa oração nos predisponha para a paz. As vossas mãos maternas acariciem quantos sofrem e fogem sob o peso das bombas. O vosso abraço materno console quantos são obrigados a deixar as suas casas e o seu país. Que o vosso doloroso Coração nos mova à compaixão e estimule a abrir as portas e cuidar da humanidade ferida e descartada.

 Santa Mãe de Deus, enquanto estáveis ao pé da cruz, Jesus, ao ver o discípulo junto de Vós, disse-Vos: «Eis o teu filho!» (Jo 19, 26). Assim Vos confiou cada um de nós. Depois disse ao discípulo, a cada um de nós: «Eis a tua mãe!» (19, 27). Mãe, agora queremos acolher-Vos na nossa vida e na nossa história. Nesta hora, a humanidade, exausta e transtornada, está ao pé da cruz convosco. E tem necessidade de se confiar a Vós, de se consagrar a Cristo por vosso intermédio. O povo ucraniano e o povo russo, que Vos veneram com amor, recorrem a Vós, enquanto o vosso Coração palpita por eles e por todos os povos ceifados pela guerra, a fome, a injustiça e a miséria.

Por isso nós, ó Mãe de Deus e nossa, solenemente confiamos e consagramos ao vosso Imaculado Coração nós mesmos, a Igreja e a humanidade inteira, de modo especial a Rússia e a Ucrânia. Acolhei este nosso ato que realizamos com confiança e amor, fazei que cesse a guerra, providenciai ao mundo a paz. O sim que brotou do vosso Coração abriu as portas da história ao Príncipe da Paz; confiamos que mais uma vez, por meio do vosso Coração, virá a paz. Assim a Vós consagramos o futuro da família humana inteira, as necessidades e os anseios dos povos, as angústias e as esperanças do mundo.

Por vosso intermédio, derrame-se sobre a Terra a Misericórdia divina e o doce palpitar da paz volte a marcar as nossas jornadas. Mulher do sim, sobre Quem desceu o Espírito Santo, trazei de volta ao nosso meio a harmonia de Deus. Dessedentai a aridez do nosso coração, Vós que «sois fonte viva de esperança». Tecestes a humanidade para Jesus, fazei de nós artesãos de comunhão. Caminhastes pelas nossas estradas, guiai-nos pelas sendas da paz. Amém.

Ver matéria completa ...
FORMAÇÃO PASTORAL FAMILIAR - REGIÃO PASTORAL DE BURITAMA
Dia: 26/03/2022 às 14:07
Local: Buritama

No dia 26 de março, das 14h30 às 17h30, no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Divino Livramento, em Buritama, acontecerá a formação da Pastoral Familiar da Região Pastoral de Buritama.

Estarão presentes as Paróquias:

Nossa Senhora do Divino Livramento (de Buritama)

São Benedito e Nossa Senhora de Lourdes - (de Lourdes)

Nossa Senhora Aparecida (de Monções)

São Pedro (de Nova Luzitânia)

Divino Espírito Santo (de Planalto)

São Vicente de Paulo (de Turiúba)

Senhor Bom Jesus (de Zacarias)

Ver matéria completa ...
22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Dia: 22/03/2022 às 17:07
Local: Praça Santa Luzia - Votuporanga

22 de março: dia Mundial da Água!

A Pastoral da Ecologia Integral estará na praça Santa Luzia, no dia 22/03, das 17h às 21h, recolhendo lixo e distribuindo água potável.

Objetivo: Conscientizar a todos que, se quisermos beber água potável, temos que cuidar dos lixos que impedem a terra de fazer o processo de purificação.

Ver matéria completa ...
1º Encontro de Fé e Cidadania
Dia: 19/02/2022 às 08:07
Local: SEST SENAT

A Diocese de Votuporanga, por meio das Equipes Pilar da Caridade e Pastoral da Fé e Cidadania, convida a todos (as) para o 1º Encontro Diocesano de Fé e Cidadania. O Encontro tem como objetivo refletir e dialogar com lideranças comunitárias da diocese, o tema fé e cidadania, à luz da mensagem do Santo Padre Francisco para o V Dia Mundial dos Pobres 2021.

P/ participar, é necessário fazer a inscrição através do link:

https://forms.gle/KDBwzvk8i79CHFVz9

Ver matéria completa ...
Terceira live formativa - Mês Missionário
Dia: 25/10/2021 às 20:07
Local:

Acontecerá no dia 25 de outubro, às 20h, a terceira live formativa do COMIDI, sobre o Mês Missionário.
Tema: Desafios contemporâneos e fundamentos trinitários da missão.

Haverá a participação dos seminaristas Ancelmo José e Rogério Batista.

Todos podem participar. Somos todos discípulos missionários.

Ver matéria completa ...
3º DESPERTA JOVEM - DNJ
Dia: 07/11/2021 às 08:07
Local: Paróquia São Cristóvão

O terceiro Desperta Jovem - DNJ da região de Votuporanga - acontecerá no dia 7 de novembro de 2021, das 7h30 às 12h30, na Paróquia São Cristóvão.

Tema: "Que sejam um". Jo 17,21

Haverá Santa Missa, adoração, praça de alimentação, música, animação, pregação, com as presenças confirmadas de Pe. Alexandre, Seminarista Ancelmo, Seminarista Rogério, Guilherme Poloni, Vanessa Araújo e Inara Yumi.

Todas as normas de prevenção contra a covid-19 serão seguidas.

Ver matéria completa ...
Ciclo de Estudos da Amoris Laetitia - Capítulos 6 e 8
Dia: 27/10/2021 às 20:07
Local:

No dia 27 de outubro acontecerá a última live do ciclo de estudos da exortação apostólica pós sinodal  do Papa Francisco, Amoris Laetitia, sobre o amor na família.

Haverá a participação de Dom Moacir, bispo diocesano, e do Pe. Marcos Vinícius, da Paróquia São Sebastião, de Valentim Gentil, e coordenador diocesano de pastoral.

O estudo será sobre os capítulos 6 e 8.

Todos podem participar, padres e leigos.

Ver matéria completa ...
COMISSÕES DA CNBB PREPARAM CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS.
Dia: 25/07/2021 às 00:07
Local:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai promover uma semana de celebrações para marcar o 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Com eventos on-line, programa de rádio e uma missa dedicada às pessoas idosas, serão promovidos momentos para destacar a importância e a valorização dos idosos na Igreja Católica. O 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi convocado pelo Papa Francisco para o próximo dia 25 de julho.

A série de eventos é uma iniciativa conjunta das Comissões Episcopais para a Vida e a Família e para a Juventude da CNBB e as Pastorais Familiar, Juvenil e da Pessoa Idosa. As lives serão transmitidas, entre os dias 19 e 25 de julho pelos canais da CNBB, da Pastoral Familiar e da Pessoa Idosa no Youtube.

Programação

No primeiro dia (19), às 20h, a Pastoral Familiar vai abordar a sua prática de cuidado e atenção em relação aos idosos. O doutor em educação e pesquisador sobre o tema do envelhecimento humano Eduardo Shmitz e o Dr. João Batista Filho, da Comissão de Bioética, farão parte da discussão.

A Pastoral Juvenil, no dia 21 de julho, também às 20h, vai apresentar entrevistas de jovens com pessoas idosas e avós.

A terceira live, programada para o dia 23, será conduzida pela Pastoral da Pessoa Idosa. A irmã Terezinha Tortelli, coordenadora de relações institucionais, vai comentar sobre a importância da valorização e o respeito para com as pessoas idosas. Ela também vai apresentar a forma de trabalho que vem sendo executado em todo Brasil.

No sábado, dia 24, o tema será pauta do programa de rádio “Fé em Debate”, com o Pe. Reginaldo Manzotti, que vai trazer experiências variadas relacionadas aos idosos, às famílias e aos jovens. Por fim, no domingo (25), Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, será transmitida uma missa pela TV Evangelizar para todo o país. Ela será presidida pelo arcebispo metropolitano de Curitiba (PR), dom José Antônio Peruzzo, referencial da Pastoral da Pessoa Idosa.

Dia Mundial dos Avós

Esta é a primeira vez que a Igreja Católica celebrará o Dia Mundial dos Avós. O Papa Francisco institui a comemoração que deve ser celebrada a partir de agora, todos os anos, no último domingo de julho – próximo ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus. O tema escolhido para a ocasião “Eu estou contigo todos os dias” (Mt 28,20) tem a finalidade de expressar a proximidade de Deus e da Igreja na vida de cada idoso, especialmente neste momento de pandemia.

Para a ocasião, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida disponibilizou uma série de materiais para auxiliar nas atividades de celebração: o texto da Mensagem do Papa, uma sugestão de oração e um livreto com indicações pastorais, como sugestões para as homilias, memória das pessoas idosas mortas em consequência da Covid-19 e dicas para realização de visitas aos idosos.

Indulgências e Mensagem do Papa Francisco

Os avós, idosos e todos os fiéis que participarem do Dia Mundial dos Avós poderão receber indulgências plenárias, de acordo com o decreto da Penitenciaria Apostólica. O documento ressalta ainda as condições habituais para receber as indulgências: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice.

A indulgência também será concedida nesse dia àqueles que visitarem, real ou virtualmente, idosos necessitados ou em dificuldade. Da mesma forma, estende-se aos idosos doentes e todos que estiverem impossibilitados de sair de casa por motivo grave e se unirem espiritualmente à data (pela televisão, rádio ou por outros meios de comunicação). As indulgências também poderão ser aplicadas em sufrágio das almas do Purgatório. O Vaticano também publicou a mensagem do Papa Francisco para a ocasião.

Fonte: Site da CNBB

 

Ver matéria completa ...
Horários das Missas na Catedral neste final de semana. Hoje, sexta-feira, às 19h.
Dia: 27/06/2021 às 17:07
Local: Catedral

Horários das Missas neste final de semana, na Catedral Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga:

Sexta-feira, dia 25/06 - 19 h 
Sábado, dia 26/06 - 17h30
Domingo, dia 27/06 - 7h30 - 10 h e 17h30. 
 

Clique aqui para ver mais Matérias