Diocese de Votuporanga


Seminaristas retornaram suas atividades pastorais


11/09/2021 - 12:20

Acompanhamento pastoral integra uma das dimensões das Diretrizes para a formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil

Os seminaristas da Diocese de Votuporanga retornaram no mês de agosto, dedicado às vocações, para os estágios pastorais. As atividades foram interrompidas no ano passado devido a pandemia da Covid-19. O acompanhamento pastoral integra uma das dimensões das Diretrizes para a formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, juntamente com a dimensão humana, espiritual e intelectual.

Os seminaristas foram direcionados para as seguintes Paróquias:

Eduardo da Costa Ribeiro (3º Filosofia) – Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Cosmorama, com o padre Silvio Donizete Delfino;

Rogério Batista Rosa (3º Filosofia) – Paróquia São Cristóvão, de Votuporanga, com o padre Alexandre Pereira da Silva;

Brenno do Nascimento Eugenio (1º Teologia) – Paróquia Santa Joana Princesa, de Votuporanga, com o padre Adão dos Reis da Silva;

Ancelmo José Lio (2º Teologia) – Paróquia São Benedito e Nossa Senhora de Fátima, de Votuporanga, com o padre Murilo de Souza da Silveira;

Bruno Luiz Santos Silva (2º Teologia) – Paróquia São Roberto Belarmino, de Pontes Gestal e Paróquia São João Batista, de Américo de Campos, com o padre Roberto da Silva Bocalete.

 

A formação pastoral possibilita a combinação dos aspectos teóricos e práticos, evitando um conhecimento apenas operativo. Permite que o seminarista seja um evangelizador e missionário, ou seja, alguém que sai de seus espaços eclesiais para seguir ao encontro das pessoas onde elas estão, anunciando o Evangelho.

O seminarista Rogério destaca que toda experiência pastoral é sempre enriquecedora. “Jesus formou seus discípulos missionários no dia a dia da missão através da convivência com Ele e com o povo. Apesar de todo o conteúdo que nós aprendemos em sala durante a formação no seminário, é na pastoral e na missão que nós aprendemos a viver o ministério para o qual estamos nos preparando.”

Enquanto Bruno Luiz enfatiza alguns aspectos propiciados pelas atividades pastorais na caminhada do seminarista. “A experiência pastoral auxilia no diálogo e cooperação com projetos de evangelização desenvolvidos pela comunidade eclesial, sendo também uma preparação da vivência paroquial-pastoral do futuro presbítero.”

Vale ressaltar que a Diocese de Votuporanga está promovendo encontros vocacionais, direcionados para rapazes que já concluíram o ensino médio ou cursam o último ano. Mais informações podem ser obtidas com os padres assessores da Pastoral Vocacional, padre Silvio Donizete Delfino, pelo telefone (17) 99613 1040 e padre Murilo de Souza da Silveira, pelo telefone (17) 99613 1041. Os encontros acontecem mensalmente em Cosmorama.



Ultimas Matérias
Diocese de Votuporanga - Sínodo dos Bispos 2023
"O caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio" (Papa Francisco)
CONHEÇA OS SIGNIFICADOS DA LOGOMARCA DO SÍNODO 2023 LANÇADA PELO VATICANO
O Sínodo à escuta dos fiéis, publicado o Documento preparatório
Celebração dos 100 anos da Legião de Maria no mundo, 61 anos em Votuporanga e 10 anos de falecimento do Padre Edemur
Veja Mais