Diocese de Votuporanga


Coragem

Dom Paulo Antonio De Conto
Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo

 

Queridos irmãos e irmãs, temos vivido tempos difíceis. As incertezas parecem tomar conta de nossos dias, a angústia estremece nosso emocional. Até mesmo nossa fé sente-se abalar.

As palavras de Nosso Senhor dirigida aos seus discípulos tocam profundamente nossos corações: “Não se perturbe o vosso coração” (Jo 14, 1). Jesus nos convida por nossa confiança n’Ele e no Pai, na certeza de que somos ouvidos em nossas necessidades e fortalecidos em nossa esperança.

As palavras do Evangelho dirigidas aos discípulos, são sempre atuais e tornam-se força para enfrentarmos com coragem, força e confiança os desafios da vida, atentos às adversidades que nos esperam.

A história da salvação está permeada pelo exemplo de homens e mulheres que diante de tempos difíceis não só puseram sua confiança em Deus, mas tornaram-se grandes ícones desta confiança.

Amanhã, dia 24 de junho, a Igreja celebra São João Batista, um destes homens que, na intimidade com Deus, assume sua missão de preparar o caminho para o Salvador, entregar-se sem reservas e não se calar diante das ameaças.

João Batista, o maior homem nascido de mulher, é um grande testemunho de que a vida tem valor somente na doação aos outros, no amor, na verdade, na vida cotidiana e na família (cf. Papa Francisco, Homilia, 08 fev. 2019).

O Santo Padre, meditando o martírio do Precursor do Salvador, denuncia: “Se alguém pega a vida para si mesmo, para guardá-la, como o rei em sua corrupção ou a senhora com o ódio, ou a menina, a jovem com sua própria vaidade – um pouco adolescente, inconsciente  – a vida morre , a vida acaba murchando, não serve”, destacou o Santo Padre” (idem).

Sem dúvida alguma, este homem foi um instrumento de Deus de muita importância para a revelação divina. Mas hoje queremos olhar para seu testemunho de coragem e confiança. João nos ensina que por a confiança em Deus, não é esconder-se dos problemas ou esquivar-se dos sofrimentos da vida cotidiana. Ao contrário, é enfrentar as adversidades com a certeza de que não estamos sozinhos.

Aquele que assim procede não se desespera, fica tranquilo, pois sabe que sua vida está nas mãos do Criador. Assim, busca, inspirado pelo Espírito, uma maneira de superar as dificuldades, e se não for possível superá-la, encontra força em Deus para suportá-la.

A vida de João nos ensina que precisamos apenas de Tempo para compreender a realidade que vivemos, Inteligência para buscar o caminho certo e Coragem para seguir em frente!

Já ouvimos anunciar o início do “Novo Normal”. Este tempo exigirá de nós ainda mais confiança em Deus e compromisso com a sua Palavra. Retomar as atividades poderá ser um desafio. Será necessário vencer medos, incertezas e angústias, e isso só será possível na unidade com aquele que nos salvou.

Que São João Batista interceda por nós e nos inspire a uma prática cristã sadia e comprometida na construção de um mundo novo.



Ultimas Matérias
Comissão Vida e Família promove Semana da Vida em sintonia com CF 2020
Mês Missionário - A Vida é Missão - Diocese de Votuporanga
Dez Mandamentos do Dizimista
PACTO PELA VIDA E PELO BRASIL
Assumindo e concretizando o pacto pela vida e pelo brasil
Veja Mais