Diocese de Votuporanga


Diocese de Votuporanga suspende Mutirão de Confissões 2020


17/03/2020 - 08:29

Diante da proliferação dos casos da Covid-19 (Coronavírus) no mundo e no Brasil, bem como sua capacidade de transmissão e diante dos Planos de Contingência do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e Secretarias e Diretórios Municipais que corroboram para evitar um colapso no Sistema de Saúde, o Bispo da Diocese de Votuporanga, Dom Moacir Aparecido de Freitas decretou, em 14 de março de 2020, a suspensão de Mutirões de Confissões nas Regiões Pastorais.
Desta forma, foi autorizado, durante o período quaresmal, de acordo com o Cân. 961 e o Catecismo da Igreja, nº 1482-1483, a Celebração do Rito para a Reconciliação de Vários Penitentes com Confissão e Absolvição Geral (Ritual da Penitência, pág. 77), visto que os sacerdotes, que além de vítimas, se assintomáticos, podem ser agentes de transmissão do vírus.
Consta ainda no Decreto a suspensão nas celebrações, e em outras reuniões, os cumprimentos de “boas-vindas”, o abraço da paz e o costume de rezar o Pai Nosso de mãos dadas; a Sagrada Comunhão seja distribuída aos fiéis apenas sob a espécie de pão e obrigatoriamente na mão; devem ser esvaziados os recipientes de água benta nos templos; que os Padres e Ministros da Eucaristia, levando em conta todas as medidas e precauções de higiene e bom senso, “tenham a coragem de sair e ir até os enfermos levando a força da Palavra de Deus e a Eucaristia” (Papa Francisco); ficam suspensas as reuniões de fiéis diocesanas e regionais que serão posteriormente remarcadas.
A medida ainda atende o apelo da Campanha da Fraternidade deste ano sobre o cuidado com a vida em todas as suas dimensões, atentando que todos somos responsáveis por orientar, com amor e serenidade, o Povo de Deus e evitar situações e circunstâncias que facilitem a transmissão do Coronavírus. “Que estas medidas sejam vistas como mais um gesto de amor para com o próximo e não simplesmente como um ato de isolamento social. Reafirmo o nosso compromisso em colaborar com a sociedade civil na preservação da vida em todas as suas instâncias”, afirmou Dom Moacir Aparecido de Freitas.
O Decreto tem prazo indeterminado até determinação contrária da Diocese de Votuporanga.



Ultimas Matérias
Papa reza pelos inocentes que sofrem sentenças injustas
Resgatar a Igreja doméstica na Semana Santa, pede Dom Jaime
Em documento, Vaticano manifesta preocupação com os idosos
No Domingo de Páscoa, Brasil será consagrado a Nossa Senhora
Papa reza pelos presos e pensa nos pobres: neles, Jesus se identifica
Veja Mais