Paróquia São Sebastião

17-3453-2530
psaosebastiao62@hotmail.com

Sérgio Antônio Venturelli

Quarta-feira: Santa Missa às 19h30.
Domingo: Santa Missa às 8h30 e às 19h30.

Capelas

Capela Nossa Senhora Aparecida

Capela Santa Luzia

Capela Santos Reis

Capela São Geraldo

Capela São João Batista

Capela São José

Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 16h.
Aos sábados das 8h às 12h.

Atendimento do Padre Sérgio:
Terça-feira a sábado, das 9h às 12h.

História da Paróquia São Sebastião:

A primeira missa foi rezada em 20 de janeiro de 1937 pelo padre Isidoro Paranhos, quando Joaquim Cardoso da Silva funda a Vila. A localidade recebeu os nomes de "Vila Bupeva", "Arraial do Marinheiro", "Vila Cardosa" até chegar ao nome atual "Cardoso", este surgiu a partir do sobrenome do fundador Joaquim Cardoso da Silva e também por causa de na região existir uma espécie de cacto com a denominação de “Cardo”. Então o atendimento pastoral ficou aos cuidados dos padres Frei Baltazar e Diderico Michellis.
A Vila foi alçada à categoria de Distrito de Paz em 24 de agosto de 1942, por força do Decreto nº 12.887 do Dr. Fernando Costa, Interventor Federal do Estado de São Paulo, como parte integrante da 4ª Circunscrição da Vila Monteiro (atual Álvares Florence). A emancipação veio em 24 de dezembro de 1948, pela Lei Estadual nº 233, quando Cardoso foi alçado à categoria de município. Posteriormente tornou-se Comarca, por força da Lei Estadual nº 8.050/63, porém, a efetiva instalação da Comarca só ocorreu em 29 de setembro de 1968. O primeiro prefeito de Cardoso foi o cidadão Epaminondas José de Andrade, o primeiro presidente da Câmara o cidadão Matheus Conceição e o primeiro juiz o Dr. Marcos Vinicius dos Santos Andrade. Foi erigida paróquia em 27 de dezembro de 1952 pelo bispo Dom Lafaette Líbano Bispo diocesano de Rio Preto. Tendo apresentado dois padroeiros, Divino Espírito Santo e São Sebastião, optaram por São Sebastião. Ficando todo o território do município de Cardoso como território paroquial e a sim desmembrado da paróquia de São João Batista da cidade de Álvares Florence.
Hoje em seu território pastoral conta com as seguintes capelas, no distrito de São João do Marinheiro - Capela São João Batista; no distrito de Vila Alves Capela São Geraldo; na cidade Capela São José; Capela Nossa Senhora Aparecida; Capela Santa Luzia e Capela Santo Reis. Em 12 de dezembro de 1959 foi criada a Diocese de Jales, então a paróquia passou a fazer parte da Diocese de Jales. Recentemente fazendo então parte agora da Diocese de Votuporanga.