Paróquia São Pedro

Igreja Matriz
Primeira Sexta-feira do mês as 19:30hs
Domingos as 09:30hs e 19:30hs

Capela nossa senhora Aparecida:
Segunda Sexta-feira do mês as 19:30hs

Capela Santos Reis:
Terceira Sexta-feira do mês as 19:30hs

Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Atendimento do Padre Francisco:
Terça-feira: das 9h30 às 11h e das 15h às 17h.
Quarta-feira: das 9h30 às 11h e das 15h às 17h.

HISTÓRIA DA PARÓQUIA SÃO PEDRO:

Os senhores Sebastião Pedro da Silva e Cassiano Moreira da Silva, foram os doadores da terra para ser erguida a Capela de São Pedro e ali foi construído um cruzeiro.
Segundo moradores que na época eram crianças, a primeira missa foi realizada em 29 de junho de 1935 aos pés do cruzeiro, debaixo de uma árvore de angico, pelo Padre Cônego Domingos da cidade de Nhandeara e a missa inaugural foi no dia do santo padroeiro no ano de 1940. Foi capela pertencente à Paróquia São João Batista da cidade de Nhandeara, e posteriormente da Paróquia São João Batista da cidade de Gastão Vidigal.
Aos vinte e um dias de setembro de um mil novecentos e oitenta e sete na praça Matriz em Nova Luzitânia, foi instalada a pedra fundamental da construção da igreja matriz, na presença do Bispo Diocesano Dom José de Aquino Pereira e do Padre PrzemyslawKwas Pároco da Paróquia São João Batista de Gastão Vidigal com exercício nesta capela.
A igreja conta com uma área construída de aproximadamente 500 m2.
A criação de quase Paróquia São Pedro, foi dada na data de 01 de julho de 2.000 com a presença do Bispo Diocesano Dom Orani João Tempesta e a posse do primeiro Pároco o Padre Helder Tadeu Almeida.
Neste período também foi construída a Casa Paroquial com aproximadamente 110 m2 de área construída, localizada na Rua João Batista Botelho próximo da Igreja Matriz.
Na data de 14 de julho de 2002, com a presença do Bispo Diocesano Dom Orani João Tempesta, foi decretada então a Paróquia São Pedro, a mais nova paróquia integrada do Vigariato de Santa Terezinha do Menino Jesus, região Sudoeste da Cúria Diocesana Coração Imaculado de Maria de São José do Rio Preto.
Aos 13 de agosto e 2006, foi celebrada a missa de inauguração da colocação do forro de PVC na igreja matriz. Em 05 de junho de 2010 foi concluída a reforma interna, onde foi ungido o novo altar pelo bispo diocesano Dom Paulo Mendes Peixoto e o Padre Vicente de Paula da Silva. Seguindo com as reformas na parte externa e finalmente em 11 de setembro de 2.011 foi concluída.
Em 2017 para maior conforto dos fiéis, foi trocado os vitrôs da igreja, instalado ar condicionado e renovada a pintura interna e externa.

SALÃO PAROQUIAL
Em novembro de 2015, inicia se a reforma do salão paroquial que conta aproximadamente com 515 m2 de área construída.Houve adequação de Sala de Catequese, Cozinha, colocação de Pisos e Forro de PVC, Banheiros, bem como a confecção da pintura interna e externa. Sendo esta obra totalmente concluída em maio de 2018, com a placa colocação dos letreiros SALÃO PAROQUIAL na fachada do mesmo. Obra realizada com a equipe administrativa e o Padre Silvio Donizete Delfino.

CAPELA N SENHORA APARECIDA - BAIRRO RURAL OLARIA DA PAULA
A construção da referida Capela de aproximadamente 40 m2 de área construída, num terreno medindo 30,00 X 33,00 metros, teve como doadores o Sr. Doracy Calixto e a Sra. Olívia Jardineti Calixto.
Aos 29 de junho de 2006, foi colocado no referido terreno, a pedra fundamental pelo bispo Diocesano Dom Paulo Mendes Peixoto, a convite do Padre Alexandre José M. de Andrade. Finalmente, aos 12 de outubro do corrente ano, a Capela foi inaugurada. Sendo celebrada uma missa mensal.

CAPELA SANTOS REIS - BAIRRO VALE DO SOL
Esta começou a ser construída por volta de 1.992 com a iniciativa da companhia de Reis Caçulinha, organizada por alguns fiéis. Parte do terreno doado pelo senhor Luiz Cavalar e outro terreno anexado, adquirido pela equipe foram construídos a Capela, cozinha, salão, e banheiros, com recurso de doações. Após a construção desta a comissão da companhia doou a Capela para a diocese de São José do Rio Preto, sendo assim, administrada pela Paróquia São Pedro, que mantém a tradição da festa de Reis, todo mês de Janeiro de cada ano, por ocasião do dia de Santos Reis. Também é celebrada missa mensal.